“Ubatuba jogada às traças! Aqui ninguém resolve nada”, dizem empresários clamando por socorro

Mais uma vez empresários procuram a Associação Comercial de Ubatuba- ACIU com o intuito de ver se a entidade pode auxiliá-los em um problema que os incomodam há tempos, mas que acreditam ter solução, “só falta ter capacidade e força de vontade”, dizem.

Dono de uma padaria muito tradicional da cidade, um associado, não sabe mais o que fazer. Já acionou todos os órgãos possíveis de Ubatuba e ouve que nada pode ser feito. Sofre diariamente de pessoas que praticam de forma ilegal a mendicância, sérias ameaças e seus clientes também. Seu pai, um senhor idoso, muito querido por todos, teve café quente jogado nele por um desses meliantes. “Não aguentamos mais. Não podemos trabalhar em paz. Nossos clientes aqui não tem paz. Essas pessoas quase sempre drogadas e alcoolizadas nos perturbam o tempo inteiro. Se doamos nos trazem problemas, se não doamos pior ainda. Uma senhora que fica aqui o tempo todo, é aposentada, nos incomoda demais…Esses dias levantou a roupa e ficou nua. A situação é degradante. Ela tem moradia e tudo, mas nos perturba o dia todo. Os órgãos dizem que não podem fazer nada. Isso é impossível.”, diz o empresário que já postou inúmeros vídeos e fotos nas redes sociais das mais variadas situações, lavrou boletins de ocorrência, procurou autoridades e diz que  está no seu limite, pois não sabe mais o que fazer.

Senhora alcoolizada ameaça clientes de estabelecimento comercial

Um outro que tem comércio na Praça 13 de maio, não suporta mais o ‘’acampamento” instalado ali. “Aposto que não são apenas mendigos. São pessoas desocupadas, drogadas, alcoolizadas que praticam a mendicância. São doentes. Precisam ser tratadas. Ficam pedindo coisas nos comércios e para todos os carros que param no semáforo. Se não são atendidos ficam violentos. Não é possível que nada possa ser feito. Aqui passam crianças, idosos o tempo todo, turistas. Isso é Inadmissível”, reforça outro comerciante.

As pessoas preferem correr e caminhar na rua devido as condições que se encontram o calçamento da orla

Na orla da praia entre Avenida Iperoig e Cais do Itaguá, há incontáveis reclamações dos comerciantes da região, de pessoas desocupadas que abordam todos por ali que passam. “Ali está totalmente sem condições. Uma amiga foi passear com a família tomando um sorvete pela orla e disse que nunca ficou com tanto medo na vida. Deu Graças a Deus que tinha R$5 no bolso, porque com essa coisa do pix, ninguém mais anda com dinheiro e se não tivesse nada para entregar sabe-se lá o que a pessoa faria”.

Motorhomes estão estacionados ‘morando” em locais inaptos para esta atividade

E outros que estão “morando” em seus carros estacionados e isso vem causando problemas sociais e ambientais. A ACIU conversou com um dos proprietários de escuna e ele contou que a situação está realmente muito complicada. “A situação da orla já está degradante, ainda com isso. Moradores e turistas se deparam com restos de alimentos no chão, urina, fezes, até prestobarba esses dias eu vi. Não tem condições mesmo. Tem que haver fiscalização e indicar um local correto para essas pessoas poderem acampar com a infraestutura ideal”.

A secretaria de Assistência Social informou que no mesmo dia das situações citadas pelo proprietário da padaria, (18 de outubro), foram realizadas ações de abordagens na região central. “Todos são devidamente orientados quanto aos serviços oferecidos na Casa de Passagem, onde eles podem pernoitar, receber todas as refeições, tomar banho e podem levar também seus animais de estimação. O serviço de abordagem é contínuo e visa sempre o acolhimento, a escuta e o encaminhamento de pessoas em situação de risco pessoal e social. No total, desde o 1º dia do mês de outubro até hoje, cerca de 63 abordagens foram realizadas pela equipe da secretaria”.

A equipe da Assistência Social informou ainda que, percorre diversos bairros da cidade de Ubatuba e realiza abordagens aos moradores em situação de rua frequentemente e as ações são acompanhadas da Guarda Municipal. Em caso de dúvidas ou solicitação de atendimentos para pessoas em situação de rua é possível entrar em contato com a Casa de Passagem de Ubatuba pelo telefone: (12) 3833-5260.

Sobre os demais assuntos abordados por nossa entidade, o Poder Executivo não se manifestou.