Dia das Crianças no comércio: Confira algumas dicas da ACIU que podem alavancar suas vendas

 

Você sabia que esta data é a 3ª mais importante para o varejo? Descubra aqui algumas ideias para o Dia das Crianças que farão seu negócio vender mais!

Perdendo somente para o Natal e para o Dia das Mães, o dia 12 de Outubro é muito importante para os varejistas de todo o país, por impulsionar fortemente as vendas no segmento infantil.

De acordo com uma pesquisa informal realizada pela Associação Comercial de Ubatuba, a expectativa dos empresários da cidade é bem animadora: Alguns apostam em um aumento de até 15% em relação as vendas do ano passado. Os “menos otimistas” apostam em um aumento de pelo menos 5%.

De acordo com o presidente da Associação Comercial de Ubatuba- ACIU, Ahmad Khalil Barakat, dentro do segmento voltado para a criançada, aqueles que prometem se destacar são os setores de brinquedos, eletrônicos, vestuário e calçados.   “ Acreditamos é claro, que qualquer tipo de comércio pode, de alguma maneira, se beneficiar desta data, e é por isso que trouxemos algumas dicas para aproveitá-la da melhor forma possível”, diz Barakat.

*Aposte na decoração e atrações.* Você provavelmente já estava passeando no shopping e se deparou com os olhinhos de uma criança brilhando em frente à vitrine de sua loja predileta. Isso mostra que elas, ainda mais que nós adultos, são intensamente visuais, e é aí que uma vitrine caprichada e atrativa faz a diferença na sua loja!

Neste Dia das Crianças, aposte em cores fortes e chamativas, e insira elementos como balões, animais de pelúcia e confete, mas sempre lembrando que o exagero de informações nunca é bem-vindo, e que a criança não é a única que deve se interessar pela sua vitrine; afinal, são os pais que comprarão os produtos.

Para além da fachada da loja, é importante que você consiga manter a atenção e interesse do cliente em seu interior, e já que estamos falando do público infantil, nada melhor do que fazer isso de uma maneira interativa e empolgante. Assim, excelentes ideias são a degustação de alimentos infantis como algodão-doce, balas ou pipoca e, a depender do custo, pode valer a pena montar serviços como pintura de rosto e contratar a presença de animadores fantasiados dos personagens que a garotada ama.

*Promoções e Brindes.* Quando se trata de datas comemorativas, iniciativas que engajam o consumidor são sempre bem-vindas. Nesse caso, vai depender da sua criatividade a escolha das melhores formas de levar os pais, tios ou avós, ao produto desejado.  Por exemplo, pense que é muito comum a necessidade de comprar mais de um presente, nos casos de padrinhos com mais de um afilhado ou famílias numerosas; então, faça descontos especiais do tipo pague 1 leve 2, seleções de brinquedos para gêmeos e qualquer outra ação que faça o cliente adquirir tudo no mesmo local, facilitando o processo e o estimulando a retornar à sua loja em ocasiões futuras.

Apesar de não repercutir imediatamente no aumento das vendas, o sorteio também é uma excelente opção para interagir com o  público e manter sua fidelidade. Então, monte um kit bem especial de dia das crianças com os seus produtos mais vendidos, e registre cada compra concluída no andamento do sorteio!

Além disso, lembre-se de que o interesse com essas iniciativas não se restringe aos pequenos, afinal, quem não gosta de uma promoçãozinha ou um brinde, não é mesmo? Considere, por exemplo, oferecer uma lembrança a cada pai que comprar um presente para o filho pela primeira vez, e as chances de ele escolher o seu produto novamente serão maiores!

*Facilite a forma de pagamento.* Embora o cenário seja mais positivo que o do ano passado, aliviar o bolso do consumidor com a facilidade de pagamento deve sempre ser uma estratégia a se levar em conta quando o objetivo é vender mais, já que não é apenas o preço que importa.

Pensando nisso, ofereça as praticidades que hoje em dia todo mundo procura no ato da compra, como o parcelamento, boleto bancário e desconto à vista. É claro que isso deve ser feito de acordo com a sua situação financeira atual, então avalie as possibilidades e tente aplicar aquilo que melhor se encaixa para você.

*Propagandas e campanhas digitais.* Se você ainda está pensando em aderir ao meio digital como forma de promover o seu estabelecimento, as datas comemorativas são uma ótima oportunidade para aliar a loja física à sua presença na web!

Aproveite a atmosfera alegre e o ânimo nostálgico dos consumidores nesta época do ano, e seja criativo com os posts nas redes sociais e nas campanhas de marketing digital por outras plataformas. Você pode, por exemplo, incentivar os usuários a contarem uma história saudosa de sua infância, ou lhes pedir para reviver uma foto das antigas. Por mais que isso não reflita diretamente no aumento das vendas, é um ótimo jeito de criar uma identificação especial com o seu cliente.

Além das redes sociais, é interessante divulgar aquelas promoções e brindes que já mencionamos através de um catálogo online, por exemplo.

Por lá, os seus clientes poderão realizar o pedido e combinar as condições de pagamento e entrega via whatsapp.

As estratégias de marketing digital são inúmeras, e é importante se manter atualizado e aproveitá-las para alavancar seu negócio.

*Cuidado com a falta de estoque.* Agora que você já sabe algumas ações inteligentes que vão te ajudar a lucrar no Dia das Crianças, a última dica de ouro que separamos se assemelha ao famoso ditado “é melhor prevenir do que remediar”. Afinal, de que adianta ter uma decoração linda para a criançada, oferecer promoções atrativas e facilitar o processo de vendas, se não há mais produtos para o consumidor adquirir?

De acordo com uma pesquisa feita pelo Senac, mais de 75% dos consumidores optam por fazer as compras do Dia das Crianças apenas na semana do dia 12 de Outubro. É pensando nisso que você deve se preparar antecipadamente para não correr o risco de deixar o seu cliente na mão, então entre em contato com os seus fornecedores e certifique-se de que seus pedidos chegarão a tempo e serão suficientes para suprir a alta demanda.

Uma opção interessante para contornar esse problema é negociar com os fornecedores a troca da mercadoria que sobrar do Dia das Crianças, por outros produtos. Para evitar que o seu estoque esvazie na hora H, é essencial que você tenha um programa de gestão do seu comércio.

Esperamos ter ajudado e ótimas vendas!

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