Marina de Ubatuba é premiada por projeto de Educação Ambiental

A Marina Kauai de Ubatuba recebeu no último dia 09, o prêmio de destaque em Educação Ambiental pelo conjunto de suas atividades e pela participação do “Projeto Onda Sustentável” no programa Ação Litoral apresentado pelo jornalista Cássio Petreca.

A reportagem apresentou a concepção e realização do “Projeto Onda Sustentável”, em entrevista com os principais gestores da ação.

O Onda Sustentável é um projeto de educação ambiental idealizado pelo Comitê Gestor do Programa Bandeira Azul da Marina Kauai.

Como membros do comitê e realizadores do projeto, destacam-se o Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA), a Associação de Reciclagem Coco & Cia, a Associação Comercial de Ubatuba (ACIU), a Associação das Empresas Náuticas de Ubatuba (ANUBA),a Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte (APAMLN) e demais parceiros como o Instituto Meu Oceano, o Programa EnTenda o Lixo e a Secretaria Municipal de Educação.

Com uma equipe diversificada, o projeto une instituições representantes do poder público, da iniciativa privada e do terceiro setor, tendo como objetivo a promoção do diálogo e a colaboração entre todas em prol de um objetivo comum que é a educação ambiental como um todo.

Além de instigar a busca de soluções para problemas ambientais, o projeto vai de acordo com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU que buscam assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis e a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

A partir de 2021, o Programa Bandeira Azul instituiu uma Premiação de Praias e Marinas como Instrumento de Gestão Ambiental e Turismo Responsável, visando incentivar e reconhecer o trabalho que está sendo feito pelos “embandeirados”.

Essa premiação ocorreu para praias e marinas e em duas categorias distintas: Pelo conjunto de atividades de educação ambiental e pelo destaque da melhor atividade ambiental.

A Marina Kauai foi a vencedora das duas premiações no rol das marinas. Segundo Sérgio Bindel, gestor da Kauai, a premiação aconteceu em virtude da robustez e complexidade do material didático e das atividades de campo desenvolvidas no programa, como também, pelo empenho e comprometimento das pessoas envolvidas, que por diversos dias renunciaram a suas rotinas e trabalhos, para se dedicarem ao projeto sem ter qualquer tipo de remuneração envolvida. “Agradeço a todos os 41 voluntários, aos colaboradores da Kauai e às instituições públicas, privadas e do terceiro setor envolvidas, com destaque para a Associação de Reciclagem Coco & Cia, Programa EnTenda o Lixo, ANUBA – Associação das Empresas Náuticas de Ubatuba, Instituto Meu Oceano e a Associação Comercial de Ubatuba (ACIU). Um agradecimento especial a Priscila Saviolo, Gabriela Lourenço, Jaqueline do Vale, Priscila do Valle, Eliza Menck, Rodrigo Figueiredo e Cássio Petreca”.

Baseado nos resultados do projeto, Bindel espera que o mesmo possa ser aprimorado e replicado em outras escolas e até mesmo em outras cidades, passando a ser uma referência de atividade de educação ambiental.

Moacir Carpinetti Júnior, engenheiro agrônomo e um dos diretores da Associação Comercial de Ubatuba destaca a importância de os empresários locais abraçarem cada vez mais a causa e coloca a entidade sempre à disposição para parcerias. “Nossa entidade, apoia e incentiva diversas ações de Educação Ambiental no município, pois acredita que estimulam a compreensão integrada do meio ambiente, em suas múltiplas e complexas relações, fortalecendo a consciência crítica sobre os problemas ambientais e sociais, a participação individual e coletiva, a solidariedade e a cidadania, resultando na busca de uma sustentabilidade ambiental., diz o diretor sempre engajado.

Programa Bandeira Azul

É um prêmio ecológico, voluntário, concedido a praias, marinas e embarcações de turismo.

Para se qualificar para a Bandeira Azul, uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente.

Receber a Bandeira Azul é conquistar a maior premiação global dedicada a gestão de praias, marinas e embarcações de turismo.

Para mais informações entrar em contato com:

Gabriela Lourenço        – Parque Estadual da Ilha Anchieta (12) 3842-1231

Jaqueline do Vale         – Marina Kauai (12) 99700-6222