A importância do Boletim de Ocorrência

O Boletim de Ocorrência (B.O.) é um documento oficial utilizado pelos órgãos das Polícias Civil, Federal e Militar, além dos Bombeiros e da Guarda Municipal, para fazer o registro da notícia do crime.

Nas Polícias Judiciárias (Polícia Civil e Polícia Federal), o Boletim de Ocorrência é geralmente o documento que formaliza a notitia criminis perante a autoridade policial. A partir de tal documento, pode ser instaurado inquérito policial para apuração criminal – ou investigação – do crime noticiado.

Em Ubatuba, não é diferente, mas a população, muitas vezes, não vai à delegacia registrar o ocorrido. A Polícia Civil do município sempre comenta a respeito do assunto, destacando os motivos que levam as pessoas a não utilizarem a ferramenta.

Um deles é achar que ao ligar para o 190 a ocorrência fica registrada. Então, na verdade, nós precisamos diferenciar a atuação da Polícia Militar da Polícia Civil. A atuação da primeira é preventiva ostensiva. Ela faz o atendimento das ocorrências de maneira mais rápida. Após esse atendimento, a situação deve ser encaminhada para a delegacia para fazer o registro do Boletim de Ocorrência, que gera a instauração de um inquérito policial”, explicam.

A polícia frisa a importância do registro do Boletim de Ocorrência para a própria população.

O cidadão deve fazer valer o seu direito de ter uma segurança pública digna de uma comunidade. Então, é extremamente importante que as pessoas venham registrar qualquer crime, porque isso gera estatística de ocorrência e é baseado nessa estatística que o governo vai fazer o investimento na segurança pública”.

Para registrar sua ocorrência através de um boletim de ocorrência eletrônico é só acessar: https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/home

Mais Informações Gerais