Placas não inibem “fluxo” e falta de fiscalização prejudica empresários da região central

Há cerca de dois meses foram instaladas pela Prefeitura de Ubatuba, através de sua Secretaria de Trânsito placas de sinalização proibindo estacionar após a 0h na Avenida Iperoig e entorno. O intuito da ação é inibir carros com som alto, fluxo desmedido e ação de ambulantes ilegais na área.

Acontece que os empresários locais estão muito insatisfeitos com tal medida. Logo após a implantação no mês de setembro, a Associação Comercial de Ubatuba- ACIU mandou um oficio à Prefeitura solicitando alteração do horário pelo menos a partir da 1h. O presidente da entidade, Ahmad Khalil Barakat diz que o horário atual vem prejudicando muito os comerciantes e funcionários daquela região.  “O horário em vigor tem prejudicado demais os comerciantes locais e seus funcionários que após o encerramento do expediente para atendimento, tem suas tarefas internas como organização e limpeza, que demandam mais tempo no estabelecimento, necessitando de um tempo maior para tirar os seus veículos das vagas. Recebemos inúmeras reclamações de multas a esses cidadãos e acredito não ser justo. Já viemos de uma pandemia que em muito tem nos prejudicado. Não podemos deixar que o pouco que estão trabalhando ainda sejam multados”, diz o presidente da ACIU.

Por outro lado, segundo ainda a Diretoria da ACIU, as placas com horário de estacionamento reduzido em nada colaboraram para resolver os problemas ali encontrados. O “fluxo” com aglomeração de pessoas na Rua Salvador Corrêa por exemplo, continua crescendo de forma desenfreada. Conforme relatos de empresários associados ali da região, no último final de semana teve uma “festa” que durou até as 8h. “Chegaram a quebrar o portão da Qualiclean e do Cemitério Municipal, tamanha é a desordem. A Policia Militar na sexta feira, até às 2h  passa e multa, mas depois disso, a bagunça começa e podemos chamar PM, Guarda Municipal até morrer que não aparecem de jeito nenhum”, diz uma empresária já exausta de tanto problema que tem enfrentado por conta de falta de fiscalização.

Outros empresários contaram que estão na mesma situação e que não aguentam mais. “Esse fluxo desordenado tem que ser fortemente fiscalizado e contido. A Avenida Iperoig “já morreu” por conta da pandemia e dessa bagunça que ocorre nas madrugadas, agora com essas placas até meia noite, as pessoas que saem mais tarde, não vem mais para essa região com medo das multas, e se vem, saem correndo para estacionar os carros no entorno. Se conseguem vagas, é perigoso deixar o veículo por ali por conta do vandalismo, se não, vão embora e continuamos a ver navios”, conta um deles.

Outro lado

O secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Edilson Ramos de Oliveira, disse que para haver tempo hábil dos munícipes tomarem conhecimento da nova sinalização implantada, o mês de novembro foi dedicado à orientação e esclarecimento de dúvidas. E que em dezembro se iniciará a fiscalização mais intensa visando a observância da nova sinalização implantada.

O comandante da Policia Militar de Ubatuba, capitão José Eduardo Aquino explicou que as operações de retomada da ordem no local já se iniciaram. “Na sexta-feira já tivemos apreensões de veículos e multas e no sábado autuações. Neste sábado iremos fazer uma operação policial de grande envergadura no local. Quero deixar claro que a retomada da ordem nesses casos se dá de forma paulatina, para depois  somente termos que mantê-la. Sabemos da problemática da situação e está sendo planejada uma operação de grande envergadura para retomada da ordem pública no local. Estamos trabalhando fortemente nisso.