ACIU solicita mudança em horário de estacionamento em prol dos comerciantes

A Associação Comercial de Ubatuba- ACIU enviou um ofício na manhã desta quarta-feira, 01/09, à prefeita Flávia Pascoal, solicitando a mudança do horário do estacionamento na Avenida Iperoig e entorno.

O presidente da entidade, Ahmad Khalil Barakat lembra que já houve mudança no Decreto Estadual e que o horário atual vem prejudicando muito os comerciantes e funcionários daquela região.

Barakat conta que o horário em vigor tem prejudicado imensamente os comerciantes locais e seus funcionários que após o encerramento do expediente para atendimento, tem suas tarefas internas como organização e limpeza, que demandam mais tempo no estabelecimento, necessitando de um tempo maior para tirar os seus veículos das vagas. Recebemos inúmeras reclamações de multas a esses cidadãos e acredito não ser justo. Já viemos de uma pandemia que em muito tem nos prejudicado. Não podemos deixar que o pouco que estão trabalhando ainda sejam multados”, diz o presidente da ACIU.

A diretoria da ACIU também está a par da problemática que o estacionamento estendido ali provoca por conta de pessoas que estacionam com som alto e atrapalham a vizinhança, mas entendem que existem órgãos competentes fiscalizadores para não deixarem isso ocorrer.

A Associação Paz de Iperoig  e seus associados contaram à assessoria de Comunicação da ACIU que estão muito preocupados e desgostosos com essa medida de continuar com essas placas restringindo o horário de estacionamento ao longo da Avenida Iperoig e Rua Salvador Corrêa. “Não foi um pedido nosso. A colocação dessas placas  foi para facilitar o policiamento em conter o fluxo do funk que estava impossível.  Acreditamos que essa medida punitiva não esteja resolvendo, pois os policiais chegam multando os carros e até à uma hora da manhã já foram embora e daí a bagunça acontece. Não vejo mesmo como isso pode funcionar a não ser prejudicar os nossos comércios e os moradores dali.”diz a presidente da Associação Patrícia Martins que é proprietária do Rei da Batida.

Patrícia contou ainda que, nas últimas semanas foram guinchados oito veículos, sendo que cinco, eram de moradores dos prédios que não possuem garagem em suas residências.

Nós estamos saindo de quase dois anos do toque de recolher  aonde tivemos muitos prejuízos devido a pandemia e somos surpreendidos com a não retirada de placas provisórias de trânsito proibindo o estacionamento em horário já liberado pelo governo em decreto. Como se não bastasse a falta de iluminação e acúmulo de entulho devido a uma obra mal-acabada, ainda temos que fechar nossos comércios por motivos que pessoas comuns do bem (clientes, trabalhadores, munícipes e empresários) não podem estacionar seus carros com medo de serem multadas e até guinchadas. Isso é um absurdo”, desabafou um outro empresário do local.

A Associação Paz de Iperoig aguarda uma decisão que não seja transferir para os comerciantes e moradores, a responsabilidade da segurança  e ordem na cidade.