É fato. Ubatuba não tem estrutura hospitalar? Não! Não é só Ubatuba? Não! Mas o nosso caso é mais complicado? É sim!

Segundo técnicos de saúde dos governos municipal, estadual e federal, o isolamento social é de extrema importância para que não haja a disseminação sem controle do Novo Coronavírus (Covid-19). Isso porque, caso aconteça uma explosão de contaminação, o Litoral Norte e o Vale do Paraíba também não tem estrutura. O Brasil tem? Não! O Mundo? Infelizmente nada e ninguém está preparado para esta pandemia.

Entre a angústia de ter que ficar em casa e as diversas alternativas que encontramos para driblar essa quarentena, prorrogada até o dia 22 de abril, há também uma enorme preocupação de nossa parte com a economia, onde muitos empreendedores estão ansiosos em poder voltar a abrir o seu comércio e tentar colocar as coisas nos eixos.
Eu como presidente de uma Associação Comercial fico em uma situação extremamente complicada. De um lado, também sou um empresário e estou no mesmo barco dos meus companheiros comerciantes. Sofrendo e sabendo de todos os revezes que esta pandemia está nos trazendo.

De outro sou filho e pai de família que entende a principal preocupação do momento é com a saúde e a vida, que poderá se agravar ainda mais caso a abertura do comércio não essencial aconteça já. Mas aí me deparo novamente com a questão dessas empresas fechadas. Não podemos mantê-los assim por mais muito tempo, pois nossa economia irá ruir.Já está ruindo…

Em cada notícia divulgada pela imprensa, percebemos que os números de casos suspeitos e mortes vêm aumentando em nosso país.

Em Ubatuba os casos suspeitos só aumentam, já tivemos uma confirmação e alguns descartados.
Infelizmente, vidas não podem ser recuperadas, diferente do que acontece com a economia.

Economicamente falando, a atuação dos governos deve ter o objetivo de preservar as empresas e os empregos, principalmente com a renúncia/postergação do recolhimento de impostos, sejam eles municipais, estaduais e federais. Já as medidas e contribuições voltadas aos trabalhadores, são paliativas para o momento. Todavia, é necessário planejar novas ações para capitalizar e criar condições para manter o mercado de trabalho.
Nos preocupamos e muito com o setor de comércio e serviços, que estão se sacrificando e não sabem até onde conseguirão suportar. Estamos em contato direto com o SEBRAE e sempre enviamos sugestões para tentar dar um suporte neste momento tão complicado.

Os empresários e os trabalhadores são os principais pilares para a roda da economia girar e devem ser respeitados como merecem, com medidas que realmente os beneficiem. Como sempre digo: São guerreiros.
A Associação Comercial de Ubatuba desde o início, esteve e está em constante contato com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Boa Vista, Certisign, Sebrae e tantas outras que possam colaborar para trazer medidas que favoreçam os nossos empreendedores associados de pequeno, médio e grande porte. Temos sugerido alternativas para auxiliar todos neste momento tão difícil e único de quarentena. Sei que a paciência de vocês empresários já está se esgotando, isso é se já não esgotou, mas minha diretoria e eu, estamos empenhados estudando medidas para que os prejuízos não sejam maiores, tanto economicamente, como o essencial: Envolvimento de vidas! Vamos ver e esgotar todas as possibilidades antes de tomar uma atitude mais enérgica.

Enquanto isso, peço encarecidamente que tomem muito cuidado com as mensagens negativas e alarmistas, as chamadas fake news. Elas provocam um sentimento de confusão e descrédito, atrapalhando as autoridades que estão em todo o momento vindo a público para discutir a situação e as medidas implementadas.
Que este seja um momento de reflexão, replanejamento e, muito mais do que isso, continuarmos fazendo o nosso melhor, dentro do que podemos, crendo que logo tudo isso passará logo mais a frente e muito brevemente. Se Deus quiser, venceremos mais essa e com certeza, JUNTOS! Continuem tomando todos os cuidados necessários tanto em relação ao COVID-19 e a dengue. Cuidados esses que já estamos cansados de saber e que devemos praticar.

Márcio Gonçalves Maciel
Presidente da Associação Comercial de Ubatuba

 

 

Contato




Gerência: aciu@bighost.com.br
Assessoria de Comunicação: imprensa@aciubatuba.com.br
Solicitação de impressão: impressoes@aciubatuba.com.br

© Copyright 2018 ACIU - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Hous 360